Vaginismo – Causas, sintomas e tratamentos
Vaginismo – Causas, sintomas e tratamentos
Você sabia que, segundo pesquisas, menos de 30% das pacientes com sintomas de vaginismo buscam a consulta ginecológica ? Isso porque é comum as mulheres ignorarem os principais sintomas, não procurarem ajuda profissional adequada ou sentirem vergonha de revelar sua condição ao companheiro, gerando sentimentos de culpa, frustração e desentendimento do casal.
Entenda o que é o vaginismo, causas, sintomas e tratamentos.
O que é vaginismo?
O vaginismo é um espasmo involuntário dos músculo localizados ao redor da vagina, que causa muita dor, desconforto e ardência, impedindo a penetração na hora do contato íntimo, a realização de exames ginecológicos ou uso de absorventes íntimos.
Ocasionado, muitas vezes, por estresse, falta de relaxamento ou medo excessivo. É uma queixa difícil de ser estimada, que pode variar de 5% a 17%, mas que não pode ser encarada como frescura.
Causas e Sintomas
Na grande maioria dos casos o vaginismo tem causas físicas e psicológicas, pressão familiar e religiosa, assim como abusos e traumas, que podem estar ligados a esse tipo de distúrbio.
Portanto além do ginecologista, a paciente deve consultar também um profissional sexologista para conseguir resolver adequadamente o seu problema.
É muito fácil confundir esse distúrbio com outros problemas que causam dor na musculatura vaginal antes, durante e após o sexo, como infecções, atrofia, falta de lubrificação, má formação, entre outros. Tem que ser avaliado o período de aparecimento das dores e seus inúmeros fatores psicossomáticos, que levam ao medo e ansiedade, além do histórico e desenvolvimento da vida sexual da paciente.
Conheça as principais causas de vaginismo:
- Medo do contato íntimo ou de sentir dor e ardência;
- Medo de engravidar;
- Ansiedade e estresse;
- Histórico de abuso sexual;
- Educação religiosa desequilibrada;
- Infecção urinária
- Trauma relacionado ao parto;
- Atrofia genital;
- Hímen rígido;
- Septo vaginal;
- Hemorroidas.
Conheça os sintomas mais comuns de vaginismo:
- Dores na hora da relação sexual;
- Contração involuntária da musculatura da pelve no ato sexual;
- Baixa autoestima, medo, ansiedade.
O diagnóstico é realizado através de exames clínicos, avaliação do histórico da paciente e se necessário, exames de imagem.
Tratamento para o vaginismo
O tratamento do vaginismo vai depender de cada caso, o primeiro passo é averiguar a principais causas de sensibilidade na vagina, anatômicas ou emocionais. A partir dessas informações será definida a sua duração, que poderá durar meses ou anos, conforme orientações dos profissionais envolvidos como ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta especialista na saúde da mulher.
Técnicas de relaxamento da musculatura vaginal, exercícios de respiração e psicoterapia poderão ser indicados a paciente. Além da orientação de medicamentos para tratar a ansiedade, dores, infecções, como géis, anestésicos, e o uso de dilatadores vaginais.
É importante ter atenção para afirmar esse tipo de diagnóstico, pois muitas vezes os casos, aparentemente de vaginismo, são quadros de infecções concentradas na região pélvica e que se forem tratadas adequadamente acabam com sintomas de ardência e dor.
Outros casos, uma simples conversa com o parceiro pode amenizar o caso.
Ainda tem dúvidas sobre o vaginismo? Não deixe de agendar uma consulta com seu ginecologista!

Dra. Caroline Melo Magnani
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post Vaginismo – Causas, sintomas e tratamentos apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);