É Normal Ter Lubrificação Excessiva?
É normal ter lubrificação excessiva?
Você sabe do que se trata a lubrificação excessiva na área da vagina? Essa é uma questão muito frequente entre as mulheres – e é importante solucioná-la da forma certa.
A lubrificação vaginal é fundamental para as mais diversas situações, inclusive para a relação sexual. Uma relação sem a lubrificação adequada pode, afinal, ser dolorosa e até mesmo traumatizante.
Por outro lado, e a lubrificação excessiva? Será que ela atrapalha a relação? Ela pode ser conectada a alguma doença? Entenda tudo sobre ela!
O que é a lubrificação excessiva da região vaginal?
A lubrificação excessiva da vagina nada mais é do que a produção – além do necessário – do líquido que sai das glândulas de Skene e Bartholin.
Ambas estão localizadas na entrada da vagina e tendem a ser estimuladas antes da relação sexual, pela excitação.
Enquanto algumas mulheres sofrem para obtê-la, algumas mulheres podem chegar a vivenciar situações em que a lubrificação chega a escorrer ou manchar as roupas íntimas.
Porém, isso não é algo para se ter vergonha ou nenhum tipo de doença; é algo que varia de mulher para mulher – e é perfeitamente normal.
Os únicos problemas que podem estar relacionados ao excesso de lubrificação vaginal acontecem se ela estiver relacionada a algum tipo de sintoma.
Como conversar sobre isso no médico?
As mulheres que possuem lubrificação excessiva devem falar sobre isso. Primeiramente, para entender se seu quadro é normal. Em segundo lugar, para normalizar a relação entre a mulher e o seu corpo, que ainda se mostra, muitas vezes, enigmática.
Existem muitas mulheres que têm vergonha de conversar sobre seu corpo e suas reações com especialistas no assunto. É por isso que é tão importante reforçar o fato de que a lubrificação em excesso não é nada para se envergonhar.
Alguns casos podem até mesmo levar à identificação precoce de algum problema ginecológico, solucionando-o antes que cause maiores consequências.
Em outros, pode-se compreender melhor o funcionamento de seu corpo e obter, junto ao médico, as ferramentas necessárias para lidar melhor com ele.
Seja como for, é fundamental conversar com um especialista e, tendo em mãos as informações corretas e advindas de fontes confiáveis, repassá-las a outras mulheres, para que elas também busque por esclarecimentos.
Sabendo que a lubrificação excessiva é normal e pode acontecer com qualquer mulher, não deixe de levar suas dúvidas ao consultório e de maximizar sua qualidade de vida e até mesmo o prazer advindo de suas relações sexuais.

Dra. Caroline Melo Magnani
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post É Normal Ter Lubrificação Excessiva? apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);