Métodos Contraceptivos e Diferentes Mulheres
Quando se trata de assuntos femininos é comum que as mulheres troquem informações sobre determinados produtos. Mas quando falamos de métodos contraceptivos, não há uma regra única para todas as mulheres.
Na hora de escolher o melhor método, é fundamental que um ginecologista – médico responsável por tratar questões da saúde feminina – auxilie nesse processo. Com o profissional especializado esta escolha acontece através da análise de exames, histórico familiar e de comum acordo com a mulher.
Assim, a maioria das mulheres que recorrem a esses métodos, têm um dos, ou os dois, objetivos principais: evitar gravidez indesejada e/ou doenças sexualmente transmissíveis.
Por isso, faz-se necessário conhecer quais são os tipos de métodos mais comuns, para melhor compreender a sua eficácia e desvantagens.
Preservativos (camisinha) como Métodos Contraceptivos
Dentro do grupo conhecido como métodos de barreira, eles podem ser para uso masculino ou feminino. Em homens ele é utilizado no pênis com o objetivo de recolher o esperma, impedindo-o de entrar no corpo da mulher.
Já em mulheres, ele é inserido na vagina antes do ato sexual para impedir que o esperma entre no útero. Ambos são de material descartável, feito por poliuretano e látex, além de pré-lubrificado com silicone. E não se esqueça: um novo preservativo deve ser utilizado a cada nova relação sexual.
Pílula Anticoncepcional
Um dos mais populares métodos, o anticoncepcional é um comprimido que reúne alguns hormônios a fim de inibir a ovulação e modificar o muco cervical. Estes hormônios são, em grande parte, o estrogênio e a progesterona sintéticos.
A escolha do anticoncepcional deve ser estritamente feita pelo ginecologista a fim de que se adeque perfeitamente ao organismo da mulher. Entretanto, é preciso lembrar que o anticoncepcional é um método de contracepção, não impedindo DSTs.
Injeção Anticoncepcional
Uma variação do método contraceptivo da pílula, a injeção também traz uma combinação de progesterona e estrogênios. No entanto, ela apresenta doses que garantem longa duração dos seus efeitos. Esta injeção pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente, sempre por um profissional médico.
Dispositivo Intrauterino – DIU
O DIU é um dos principais métodos contraceptivos disponíveis para o uso feminino. Ele impede a penetração e passagem dos espermatozóides para o útero, evitando assim o encontro com o óvulo. Ele é feito de cobre e funciona como uma barreira. O único profissional capacitado para inseri-lo dentro do útero é o ginecologista, portanto procure o médico.
Dentre as vantagens está a comodidade, a eficiência e a duração, protegendo a mulher por 5 até 10 anos, dependendo do produto utilizado.
O Sistema Intrauterino – SIU é uma variante do DIU, em que além de criar uma barreira, também libera um hormônio dentro do útero. Portanto, ele permanece tendo o efeito contraceptivo, mas também pode agir reduzindo o fluxo menstrual.
Métodos Contraceptivos sem Orientação Médica, não!
Não faça a escolha do método contraceptivo sem orientação médica. Marque uma consulta com um ginecologista e realize os exames necessários para escolher a melhor opção. E não se esqueça: mesmo após começar utilizar o método escolhido, o acompanhamento médico periódico é recomendado.
Também não utilize métodos como coito interrompido ou tabelinha, além de terem altas chances de falhas, eles não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Cuide de sua saúde!

Dra. Caroline Melo Magnani
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post Métodos Contraceptivos e Diferentes Mulheres apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);