Cirurgia Íntima e Sensibilidade
Cirurgia Íntima e Sensibilidade
Uma dúvida frequente sobre a cirurgia íntima, conhecida como labioplastia , é sobre a sensibilidade da região após o procedimento.
As cirurgias íntimas nos pequenos lábios são necessárias em algumas situações, como quando a mulher sente incômodos físicos ou não está satisfeita com a parte estética, mas esses procedimentos não alteram a sensibilidade!
Cirurgia íntima e sensibilidade, entenda por que não será afetada
A cirurgia íntima para retirada do excesso de pele nos pequenos lábios poderá ser feita por Laser de CO2, este é um tratamento moderno e que facilita a recuperação da região íntima.
Além de facilitar o processo de recuperação, o Laser de CO2 não é um procedimento que afeta a sensibilidade da região íntima feminina, uma vez que o tratamento é feito nos pequenos lábios e não no clitóris.
Quando a mulher procura pela labioplastia?
A labioplastia é o nome dado a cirurgia de redução dos pequenos lábios vaginais. Essa cirurgia deve ser procurada pela mulher quando existe algum incômodo relacionado a essa parte do corpo.
Os pequenos lábios possuem a função de proteger a vagina, mas em alguns casos os pequenos lábios se desenvolvem em tamanho anormal, podendo ocasionar problemas e dificuldades.
Pequenos lábios hipertrofiados, ou seja, com tamanho maior que o devido pode ocasionar dificuldades na higiene íntima, dores nas relações sexuais e constrangimento, uma vez que a mulher não se sente confortável ao ser vista nua.
Nesses casos, a mulher deve procurar seu ginecologista para realizar uma avaliação e verificar se a cirurgia é o caminho mais indicado para o tratamento.
Dúvidas comuns sobre a cirurgia íntima e a sensibilidade
Agora você já sabe que a sensibilidade não será afetada pela cirurgia e que sua vida sexual continuará prazerosa. E que ao se sentir confortável com sua região íntima você poderá usufruir ainda mais da sua vida sexual, esclareça algumas outras dúvidas comuns!
Pós-Operatório
Durante o período de pós-operatório é preciso seguir todas as recomendações médicas, incluindo o repouso e a inatividade sexual, visando que a cicatrização seja feita de maneira adequada.
A mulher deverá fazer compressas de gelo na região, conforme indicação ginecológica visando aliviar inchaços e evitar dores na região operada.
Não é preciso se preocupar com dores fortes, geralmente o pós-operatório é tranquilo e acompanhamento de alguns medicamentos, que serão suficientes para lidar com possíveis incômodos.
Higiene Íntima
Após a cirurgia, é recomendado que a mulher use calcinha de algodão visando arejar a região íntima.
Sempre após urinar será preciso lavar a região com água morna e sabão neutro, evitando que bactérias se acumulem na vagina. Outro cuidado para a correta cicatrização é não usar roupas apertadas nos primeiros dias.
Menstruação
O ideal é que a mulher programe a cirurgia para o período logo após o final da menstruação. Dessa forma ela terá tempo hábil de cicatrização antes da próxima menstruação.
Vida sexual após a cirurgia íntima
Passado o período de cicatrização, você poderá voltar a ter uma vida sexual plena e feliz! O mais importante nesse processo é respeitar o período solicitado por sua médica, uma vez que a cicatrização é fundamental para que o aspecto estético fique tal qual foi desejado.
A labioplastia feita com Laser de CO2 oferece um processo de recuperação muito eficiente e satisfatório, uma vez que não causa dores difíceis de lidar.
O incômodo poderá existir, mas será facilmente eliminado após o uso dos analgésicos indicados. Portanto, uma vez que a cirurgia foi feita e as recomendações foram seguidas, sua vida sexual poderá ser muito mais feliz e plena.
Afinal, você estará se sentindo mais satisfeita com a sua aparência íntima, evitando constrangimentos e dores em seus momentos que deveriam ser de puro prazer e satisfação.

Dra. Caroline Melo Magnani
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post Cirurgia Íntima e Sensibilidade apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);